mas para mim é linda demais. é minha


Eu devia ter uns oito ou nove anos, e o rádio ficava sobre um armário, e a gente ouvia olhando para ele, como hoje olhamos para a televisão. Foi então que veio a notícia: - Roberto Carlos irá defender o Brasil no Festival de Sanremo.

 O sujeito foi feliz na escolha das palavras: - defender o Brasil. Foi a primeira vez que eu ouvi que o Brasil precisava ser defendido, eu, que não entendia nada de copas do mundo e muito menos de guerras, e isso porque estávamos em plena vigência da terrível ditadura.

 Defender o Brasil. A frase não me saia da cabeça. Bobinha, eu não fazia idéia de como isso seria, e não sabia colocar esse fato – defender o Brasil – dentro de um espaço/tempo: – Que música ele estará cantando agora? eu me perguntava enquanto fazia uma coisa ou outra. Achava que Roberto estava nos defendendo o tempo todo, e repertório para isso ele tinha, repertório que eu sabia de ponta a ponta, sei até hoje, pelo menos o daqueles tempos.

 Então veio a notícia, e a meninota de oito ou nove anos olhou para cima como quem olha para a televisão: - Roberto Carlos VENCEU o Festival de Sanremo.

 Eu não era nada boa em geografia, mas era ávida leitora de fotonovelas, só por isso sabia que Sanremo ficava na Itália. – Aguardem, senhoras e senhores ouvintes, que após os reclames tocaremos a música que Roberto Carlos interpretou e com ela ganhou o Festival de Sanremo, na Itália.

 Ninguém no mundo me tiraria dali.

 Até que finalmente veio a música –  Canzone Per Te, de Sergio Endrigo.

 Eu só não chorei, porque era meninota demais pra ter esse tipo de emoção ligada ao canal lacrimal.

 Mas eu choro hoje.

 Não sei se pela beleza da música e da ternura da interpretação, pela emoção de lembrar da  meninota que ainda não sabia chorar de emoção, ou se pelo orgulho nacional: O Roberto nos defendeu e melhor, ganhou. Ou se por tudo junto.

 Aí era subir na cadeira, e procurar à exaustão outra emissora que estivesse tocando a mesma música, o que não era difícil, todas tocavam.

 Essa história de Canzone Per Te eu a cultivo como uma flor. Pode parecer uma historinha inocente, é uma historinha inocente, eu sei, mas para mim é linda demais. É minha.